segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os meios de comunicação - influenciam ou não o Homem?

Desde cedo que o Homem tem ao seu dispor os meios de comunicação, que depressa de expandiram. É verdade também, que ainda hoje, encontramos pessoas que não têm acesso à informação. Não contestamos de forma alguma, que estes não assumiram e assumem um papel crucial na sociedade. Aproximou indivíduos e culturas, permitiu o acesso à informação e tornou a comunicação mais fácil – aldeia global, termo que traduz a ideia de um mundo que fica cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias. São então importantes os meios de comunicação; dão a possibilidade às pessoas de se manterem informadas. Contudo, a difusão dos meios de comunicação não se revelou totalmente benéfica. Sabe-se que desde o final dos anos 30 e início dos 40, que os meios de comunicação podem influenciar e manipular as pessoas. Exemplo disso foi a transmissão radiofónica, Guerra dos Mundos, de Orson Welles e o regime nazi que utilizou frequentemente a meios de comunicação para controlar a opinião das pessoas. Isto acontecia, devido ao baixo nível de instrução que as pessoas tinham e sendo assim as mensagens ouvidas eram imediatamente aceites pelas populações, sem porem em causa. A Teoria Hipodérmica explica este fenómeno: exemplifica o efeito que as mensagens transmitidas pelos meios de comunicação de massa tinham no público recetor, ou seja, as mensagens atingiam todas as pessoas de igual forma, provocando a resposta esperada e certa ao estímulo emitido. 
Atualmente, já não estamos tanto perante esta realidade, e as pessoas já não absorvem a informação da mesma forma que no passado. Os indivíduos normalmente têm tendência a não “dar ouvidos” a mensagens que não vão de encontro aos seus valores, crenças ou opiniões. Por isso, ideias e mensagens que o contrariam, já não são assimiladas. Desta forma os recetores interpretam conforme o seu interesse (perceção seletiva), eliminando o que não interessa. Isto pode também mudar a mensagem inicial, ou seja, as pessoas ao interpretarem de forma diferente distorcem de certa maneira a mensagem. 
Apesar, do Homem fazer uma análise em relação ao que lê/ouve/vê, os meios de comunicação ainda se revelam bastante persuasivos nomeadamente na vertente comercial. Em épocas festivas, somos abordados por imensos anúncios que nos induzem ao consumismo, mas cabe a cada um, conseguir sobreviver aos ataques constantes com que somos atingidos pelos meios de comunicação, para isso é preciso sermos pessoas críticas e não nos deixarmos influenciar.

Por Ana Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Projeto C:omunicação

Deixe aqui a sua opinião!