sábado, 25 de maio de 2013

Censura na internet



A internet aproximou as pessoas, tornando o mundo numa aldeia global, em que a maioria das pessoas consegue aceder à internet. A par de todas as facilidades e ferramentas que este meio de comunicação oferece, todos estamos facilitados a escrever o que nos apetecer e divulgar conteúdos sem qualquer problema, sejam estes factos verdadeiros ou não, ou seja, podemos colocar qualquer informação mesmo sendo falsa sem que haja um controlo prévio da informação lançada. Consideramos então a internet, um meio de comunicação massivo. Assim sendo, todos concordamos que a internet é um meio cheio de oportunidades e de debate de ideias, que pode muitas vezes gerar conflitos, devido à dualidade de opiniões. Já aqui falei que na intenet há falta de regulamentação e por isso todos podemos escrever o que quisermos neste meio, sendo mesmo conteúdos de natureza racista, ofensiva, pornográfica.
Se por um lado a internet aproximou o Homem, facilitou os negócios entre outras inúmeras vantagens adjacentes a este meio de comunicação, por outro prejudicou situações de caráter profissional, ou de investigação criminal ou até mesmo de segredo de Estado, devido ao facto de ser cada vez mais fácil aceder a informação confidencial ou fazer ataques a sistemas de segurança informática. Vejamos o caso da Wikileaks sobre as prisões de Guantánamo dos  EUA, que demonstraram o terror em que vivem os prisioneiros, pondo os EUA numa situação complicada, que poderia comprometer o equilíbrio mundial. 
Já alguns governos internacionais tentaram procurar os responsáveis pela divulgação de informações secretas, tendo também sofisticado os seus softwares com uma maior segurança.
Atualmente, vemos um grande aumento na utilização das redes sociais como forma de divulgação/promoção de marcas ou empresas, mas que por vezes censuram alguma opinião de um cliente, pois por vezes certas marcas não aceitam opiniões divergentes.
Em jeito de conclusão, todos concordamos que há uma liberdade total na internet, pois qualquer pessoa pode produzir qualquer mensagem e consequentemente torna-se também num alvo de censura. Temos todos o dever de estar sob alerta aos sinais de abuso e manipulação inerentes neste meio de comunicação.

Por Ana Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Projeto C:omunicação

Deixe aqui a sua opinião!