Desde cedo que o Homem tem ao seu dispor os meios de comunicação, que
depressa de expandiram. É verdade também, que ainda hoje, encontramos pessoas
que não têm acesso à informação. Não contestamos de forma alguma, que estes não
assumiram e assumem um papel crucial na sociedade. Aproximou indivíduos e
culturas, permitiu o acesso à informação e tornou a comunicação mais fácil –
aldeia global, termo que traduz a ideia de um mundo que fica cada vez mais pequeno
perante o efeito das novas tecnologias. São então importantes os meios de
comunicação; dão a possibilidade às pessoas de se manterem informadas.
Contudo, a difusão dos meios de comunicação não se revelou totalmente
benéfica. Sabe-se que desde o final dos anos 30 e início dos 40, que os meios
de comunicação podem influenciar e manipular as pessoas. Exemplo disso foi a
transmissão radiofónica, Guerra dos Mundos, de Orson Welles e o regime nazi que
utilizou frequentemente a meios de comunicação para controlar a opinião das
pessoas. Isto acontecia, devido ao baixo nível de instrução que as pessoas
tinham e sendo assim as mensagens ouvidas eram imediatamente aceites pelas
populações, sem porem em causa. A Teoria Hipodérmica explica este fenómeno:
exemplifica o efeito que as mensagens transmitidas pelos meios de comunicação
de massa tinham no público recetor, ou seja, as mensagens atingiam todas as
pessoas de igual forma, provocando a resposta esperada e certa ao estímulo
emitido.
Atualmente, já não estamos tanto perante esta realidade, e as pessoas já
não absorvem a informação da mesma forma que no passado. Os indivíduos
normalmente têm tendência a não “dar ouvidos” a mensagens que não vão de
encontro aos seus valores, crenças ou opiniões. Por isso, ideias e mensagens
que o contrariam, já não são assimiladas. Desta forma os recetores interpretam
conforme o seu interesse (perceção seletiva), eliminando o que não interessa.
Isto pode também mudar a mensagem inicial, ou seja, as pessoas ao interpretarem
de forma diferente distorcem de certa maneira a mensagem.
Apesar, do Homem fazer uma análise em relação ao que lê/ouve/vê, os meios
de comunicação ainda se revelam bastante persuasivos nomeadamente na vertente
comercial. Em épocas festivas, somos abordados por imensos anúncios que nos
induzem ao consumismo, mas cabe a cada um, conseguir sobreviver aos ataques
constantes com que somos atingidos pelos meios de comunicação, para isso é
preciso sermos pessoas críticas e não nos deixarmos influenciar.
Por Ana Coelho
Por Ana Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário
Projeto C:omunicação
Deixe aqui a sua opinião!